Leme Wifi

🚀 O que é

O leme-wifi é um dispositivo que vai na boca de atletas de canoagem com limitações motoras nas pernas e pés para que se controle à distância o leme que dá direção à embarcação. O projeto foi iniciado pelo atleta Fernando Fernandes e, junto com a Red Bull e outros pesquisadores, o Instituto Meviro participou das melhorias do dispositivo de recepção e desenvolvimento do projeto de fabricação digital da prótese oral.

✊ Motivação

A principal motivação para a participação do Instituto MeViro no projeto foi a possibilidade de impactar outras pessoas com a tecnologia que estávamos ajudando a construir, por meio do compartilhamento de conhecimento base da cultura maker.

O objetivo final do projeto era a participação do atleta Fernando Fernandes em uma das provas mais tradicionais de canoagem no mundo, a Malokai-Oahu, no Havaí. E deu tudo certo! Em 2018 estávamos todos no Havaí para acompanhar a conclusão do projeto e a prova com a primeira participação de uma pessoa com lesão medular em toda sua história.

😊 Beneficiados

Pessoas com deficiência praticantes de canoagem, em especial, com dificuldades motoras nos membros inferiores. Para esse projeto em específico com a construção do dispositivo, o principal beneficiado foi o atleta Fernando Fernandes.

🎯 Principais objetivos

  1. Colaborar com a pesquisa e desenvolvimento de um dispositivo de controle remoto do leme de um caiaque profissional;
  2. Garantir o funcionamento do dispositivo em 2 competições nacionais;
  3. Garantir o funcionamento do dispositivo na prova Malokai-2-Oahu, no Havaí-EUA.

🤝 Parcerias

O projeto Leme Wifi contou com a parceria de pesquisadores voluntários, da Red Bull e do Instituto Fernando Fernandes.

📸 Fotos do desenvolvimento do projeto e prova no Havaí: